A SANTIFICAÇÃO DO ESPÍRITO

motivação salmos bíblicos

É possível transformar a natureza e ser governado pelo Espírito? A santificação começa com o novo nascimento e continua através de um processo de sujeição da carne. No caso do espírito, a santificação é progressiva, um contínuo processo de separação das impurezas, em que o espírito prevalece sobre a carne.

A Palavra de Deus, em Tiago 1.18, enfatiza por que Deus nos gerou pela palavra da verdade: “Pois, segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas.” A palavra da verdade veio regenerar e transformar a essência que foi perdida pelo pecado do mundo, como o apóstolo Pedro afirmou em 1 Pedro 1.23: “Porque vocês foram regenerados não de semente corruptível, mas de semente incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente.”

O que acontece por ocasião da regeneração? A regeneração é o desejo do coração do Pai para seus filhos. Jesus usa o termo “nascer de novo” e convida a todos que desejam ser regenerados a nascerem da água e do Espírito. Nessa narrativa, Jesus esclarece a Nicodemos que aquele que não nascer de novo não pode ver o reino de Deus. Há uma definição do “nascer de novo”, que não significa morrer e renascer, mas sim ser separado de tudo que antes o governava, morrer para suas próprias vontades. Esse nascimento causa a regeneração, em que o espírito recebe a vida de Deus e se manifesta a natureza do Senhor Jesus.

Como viver a obra da santificação? O primeiro passo é decidir viver de acordo com a mudança de natureza, a regeneração. Viver de acordo com o espírito que agora governa a carne é o ponto de partida. A Bíblia revela que é possível fugir da corrupção e das paixões do mundo, e isso é concedido pelo poder de Deus através de Jesus. Somente por meio Dele é possível vencer a carne e viver a obra da santificação no espírito. Essa obra é iniciada no novo nascimento e resulta na morte espiritual do homem interior, que recebe a vida de Deus.

Quais são as consequências da regeneração? A primeira consequência é a conexão com Deus no espírito do homem. O Espírito Santo agora age no espírito humano, que foi recriado e se dispõe a buscar a Deus. A luta ferrenha entre a carne e o espírito acontece no interior do homem, mas é possível vencer essa luta através da presença do Espírito Santo. Os frutos do espírito são a manifestação da presença de Deus naqueles que foram transformados e se deixaram guiar pelo Seu Espírito.

A carne tem sua própria inclinação, mas o espírito humano pode ser regenerado e se inclinar para as coisas que vêm do Espírito. Que seu coração arda e não se renda para aquilo que vem da carne, mas que seu espírito seja fortalecido e completamente tomado pela verdadeira Vida.

Para entender mais sobre a santificação do espírito, recomenda-se o curso “Santificação Total” de Luciano Subirá na Escola Orvalho.

Motivacional Cristão
Ajudando você a superar desafios

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00

Detectado Bloqueador de Anúncios

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.